Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Deep Life
Deep Life aqui você acha!
Conectar-se

Esqueci minha senha

Setembro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 46 em Sab Mar 19, 2011 11:48 am
Estatísticas
Temos 79 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de romaxx

Os nossos membros postaram um total de 1084 mensagens em 287 assuntos

Física das Radiações X

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Física das Radiações X

Mensagem por Pessi em Qua Jun 30, 2010 9:30 pm

A área radiológica utiliza a radiação x em larga escala com diversas finalidades; são feitos diagnósticos, terapias, inspeções de homogeneidade, conservação de alimentos, dentre outras. Mas, de onde vêm os raios x? Como eles são formados? Por que não os vemos? Quais os perigos que eles oferecem? Essas são perguntas que intrigam diversas pessoas, que fazem uso dessa ferramenta preciosa.

Os raios x foram descobertos por Wilhelm Conrad Röntgen (físico nascido na Alemanha) no ano de 1895. Em seu experimento, Röntgen fez incidir elétrons acelerados contra um alvo, como mostra a figura:


Do filamento desse dispositivo saem elétrons acelerados em razão da alta diferença de potencial entre os terminais. Os elétrons que saem do filamento vão em direção ao alvo com o qual eles colidirão e serão desacelerados bruscamente, convertendo a energia cinética (movimento) em raios x e grande parte em calor. A radiação x emitida, em razão da frenagem do feixe de elétrons, recebe a denominação de Bremsstrahlung, que siguinifica radiação de freio.

Agora já sabemos de onde vem e como é formada a radiação x. O motivo de não vermos a radiação x está diretamente ligado ao comprimento de onda que ela possui. Os nossos olhos são sensibilizados a ponto de vermos uma pequena faixa das radiações eletromagnéticas, que está compreendida entre 104m e 105m (valores relativos ao comprimento de onda - aproximadamente), porém, os raios x estão entre 10-9m e 10-12m. Logo, a faixa de radiação x não é sensível aos nossos olhos e por esse motivo não conseguimos visulizá-las.

O comprimento de onda dos raios x são muito pequenos se comparados à luz visível; quanto menor o comprimento de onda de um feixe de radiação mais energético ele é. Os raios x são classificados como ionizantes por serem capazes de remover cargas elétricas dos átomos em virtude da grande quantidade de energia que eles transportam.

A remoção de um elétron de um átomo que constitui o DNA de uma célula, ocasiona mutação genética na estrutura dessa célula e nas próximas células que serão geradas a partir desta que se tornou mutante; tal fato pode originar câncer, anemia, síndrome de down e outras patologias.

O perigo que os raios x oferecem estão associados à grande quantidade de energia que eles transportam.

Diversas aplicações são feitas com essa onda eletromagnética, se tomados todos os cuidados, a lembrança que ela deixará será benéfica.
avatar
Pessi
Grupo
Grupo

Mensagens : 424
Pontos : 716
Reputação : 4
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 27
Localização : Campo Novo - MT

Ver perfil do usuário http://deeplife.maisforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum